02 agosto 2009

Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf foi introduzida por Rudolf Steiner em 1919, em Stuttgart, Alemanha. Foi inicialmente colocada em prática numa escola para os filhos de operários da fábrica de cigarros Waldorf-Astória.
Distinguindo-se desde o início por ideais e métodos pedagógicos até hoje revolucionários, ela cresceu continuamente, com interrupção durante a 2ª Guerra Mundial, e proibição no leste europeu até o fim dos regimes comunistas. Hoje conta com mais de 1.000 escolas no mundo inteiro.

As escolas Waldorf são totalmente livres do ponto de vista pedagógico, pertencendo em geral a uma associação sem fins lucrativos. Idealmente, a administração escolar é feita pelos próprios professores.

A Pedagogia Waldorf tem por meta proporcionar à criança e ao jovem o desenvolvimento harmonioso de todas as suas capacidades, interligando as componentes física, emocional e espiritual segundo uma concepção integral do homem. Ou seja, a educação deve ser vista como algo mais do que meros processos de treino intelectual, procurando formar seres humanos livres, íntegros e criativos.

Nos Estados Unidos, as melhores universidades costumam aceitar com preferência os ex-alunos Waldorf, pois sabem que se tratam de jovens diferenciados, com uma vasta cultura, com capacidade de concentração e aprendizagem, e alta criatividade.

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